Instituição é responsável pela condução das capacitações nas temáticas Recuperação de Pastagens Degradadas e também Sistema Plantio Direto
A Fundação MS é parceira do Senar – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – no projeto ABC Cerrado, sendo consultora master nas áreas de Recuperação de Pastagens Degradadas e Sistema de Plantio Direto. Desta forma, uma equipe da instituição levou treinamentos específicos aos instrutores do programa, que posteriormente farão a interlocução aos produtores, mostrando os benefícios das tecnologias que serão implantadas no campo.
Conforme o diretor-executivo da Fundação MS, Alex Melotto, as atividades da instituição sempre são realizadas com o objetivo de colaborar com o desenvolvimento da agricultura e pecuária do Estado e, iniciativas como esta, confirmam a missão da entidade. “É satisfatório compor a equipe do Senar e poder levar um pouco do conhecimento adquirido pela Fundação ao longo dos anos para outros estados do Brasil”, ressalta.
Com o objetivo de levar capacitação a produtores rurais e técnicos sobre tecnologias recomendadas pelo Plano de Agricultura de Baixa Emissão de Carbono, o projeto ABC Cerrado visa o aumento de áreas cultivadas por meio de sistemas sustentáveis de produção, contribuindo para a redução da emissão de gases do efeito estufa.
Mato Grosso do Sul foi um dos oito estados escolhidos para a implantação do projeto. A iniciativa levará transferência de tecnologia e utilização de manejo adequado nas atividades rurais, com foco na preservação do meio ambiente. Além disso, as atividades desenvolvidas estimulam o aumento de produtividade e geração de renda aos produtores.
Associações, cooperativas, sindicatos rurais, produtores e acadêmicos fazem parte do público alvo. As práticas adotadas pelo programa permitem o aumento de produtividade sem a abertura de novas áreas, além da conservação do solo e da água. Desta forma, a ideia é mostrar aos produtores os benefícios oferecidos por estas tecnologias.
