Em evento exclusivo, Astec e Fundação MS discutem resultados de pesquisa

Empresas parcerias atendem cerca de 1 milhão de hectares em MS, SP, RS e MT.

22/11/2021 10h31 - Por: Fundação MS

A Fundação MS promoveu, durante todo o dia 18 de novembro, um ciclo de palestras destinadas a 33 empresas de vários segmentos do agronegócio que fazem parte do programa de Assistência Técnica Conveniada (Astec) da instituição a fim de apresentar os resultados dos trabalhos de pesquisa realizados na 2ª safra do último ano e os sistemas de produção existentes no período.

O evento, exclusivo, foi transmitido ao vivo em reunião on-line e os pesquisadores apresentaram as melhores táticas para manejo de solo, doenças e pragas, opções de cobertura, posicionamento de híbridos de milho, sorgo, cultivares de trigo e algodão. Os participantes também tiveram acesso as primeiras informações do Programa de Enfrentamento à Viroses e Enfezamentos (Previne).

A área agrícola impactada pela atuação da Astec representa cerca de 1 milhão de hectares, em 15 municípios do Mato Grosso do Sul, três de São Paulo, um do Rio Grande do Sul e um de Mato Grosso, absorvendo quase um terço do território utilizado para estudos feitos pela Fundação MS. A parceria entre a instituição de pesquisa e os representantes da Assistência Técnica tem como finalidade levar ao campo a aplicabilidade dos resultados dos trabalhos realizados.

"Ter eles conosco recebendo essa informação é a garantia de que nosso trabalho chegará ao produtor rural. Difundir informações de forma ágil e objetiva para este público faz com que tenhamos êxito em nossa missão", disse o diretor executivo da Fundação MS, Alex Marcel Melotto.

Os trabalhos desenvolvidos e apresentados aos consultores possibilitam que melhores decisões sejam tomadas por quem está atuando diretamente no plantio. O Engenheiro Agrônomo, André Araújo Marques, supervisor técnico da empresa de consultoria Agromarques, com sede em Caarapó, que atende clientes em 20 municípios do Mato Grosso do Sul, além de prestar consultoria em municípios de Minas Gerais e Roraima, destaca a importância de ser conveniado à Fundação MS, ressaltando que as informações de pesquisa geradas pela instituição norteiam solidamente as tomadas de diversas decisões junto aos clientes.

"Nós prezamos muito pela difusão de conhecimento a campo. A parceria tem gerado muito sucesso. Somos a ponte das informações de pesquisa geradas pela Fundação MS até os nossos clientes, produtores rurais".

Além dos eventos exclusivos, a Assistência Técnica Conveniada tem acesso ao Portal do Associado, que contém todos os relatórios, palestras e resultados apresentados pela Fundação MS.