Fundação MS disponibiliza anuário com informações técnicas para produtores de soja

Em cada safra, são lançadas novas variedades de soja e produtos, como agroquímicos, fertilizantes e estimulantes, que visam incrementar a produção. As novas tecnologias são disponibilizadas aos produtores, no entanto, sempre surge a dúvida de qual o melhor produto para determinada área e quando ele pode ser utilizado. Para sanar tais questões, a Fundação MS disponibilizou a publicação Tecnologia e Produção – Safra 2015/2016, com informações técnicas e resultados de pesquisas obtidos ao longo do período.

O material traz os estudos realizados pelos pesquisadores da entidade nos 13 municípios onde há unidades de pesquisas da Fundação MS. Ao todo, 25.404 parcelas de pesquisas compõem os resultados publicados, que influenciam uma área de 1,7 milhão de hectares.

"Talvez o maior desafio no campo seja o de encontrar informações confiáveis, aplicáveis e idôneas que possam nortear a tomada de decisão do produtor rural. Por isso, trazemos nesta publicação resultados de pesquisa que norteiam as decisões do dia-a-dia, desde a compra de sementes e posicionamento dos materiais de soja, até a aquisição de agroquímicos e outros produtos utilizados na lavoura", afirma o presidente da Fundação MS, Luis Alberto Moras Novaes.

Os resultados apresentados na publicação foram gerados através de demandas dos próprios produtores, por meio do Conselho Técnico Científico da instituição, que traz as necessidades do campo e realiza a avaliação quanto à viabilidade dos trabalhos efetuados. "O Conselho propõe linhas de pesquisa para cada safra e safrinha, baseadas nas experiências de campo dos produtores e pesquisadores que o compõe, buscando soluções para a lavoura", explica o presidente.

Entre os temas destacados no anuário, estão: Inoculação e Coinoculação na Cultura da Soja; Produtividade e Tolerância a Seca; Programação de Plantio para as cultivares de soja de Mato Grosso do Sul; Resultados de experimentação e campos demonstrativos de soja referentes a Safra 2015/2016; Tolerância da Soja à chuva pós-maturação; Manejo e controle de plantas daninhas na cultura da soja; Pragas da soja e seu controle; Manejo de doenças e, por fim, manejo de nematoides na soja.

A publicação impressa está disponível, de forma gratuita, na sede da Fundação MS, que fica localizada na Estrada da Usina Velha, Km 02, Zona Rural – Maracaju MS. Há também a versão online, disponível no link: http://www.fundacaoms.org.br/anuario-tecnologia-e-producao-soja-2015-2016. Mais informações também podem ser obtidas no telefone (67) 3454-2631.