Dia de Campo em Maracaju apresenta novas tecnologias para milho safrinha

A Fundação MS realiza a partir de junho, em parceria com o Senar/MS, os tradicionais Dias de Campo Safrinha. O objetivo é manter o produtor atualizado sobre as tecnologias empregadas para o cultivo do milho. Neste ano, a primeira cidade a receber o evento será Maracaju, no próximo dia 06, na Fazenda Alegria, a partir das 7h. Ao longo do mês, outros três municípios também receberão as palestras.

Conforme o pesquisador de fitotecnia milho da Fundação MS, André Lourenção, serão apresentados cerca de 60 híbridos. O encontro será uma oportunidade para que os representantes da cadeia produtiva conheçam as novas tecnologias existentes no mercado para o milho safrinha. "Desta forma, o produtor terá base para adquirir materiais corretos, podendo escolher os que mais se adaptam as condições de sua propriedade", salienta.

Lourenção explica, ainda, que o evento será uma oportunidade para que os participantes conversem com o pesquisadores da Fundação MS sobre cada material utilizado no campo. Em novembro, os resultados finais serão apresentados e o produtor poderá fazer um comparativo dos materiais que foram eficientes ou não, visando planejar a safrinha 2018 "É importante o produtor acompanhar isso, para ele ver como estão esses materiais no campo. A combinação de híbridos é fator fundamental para que o produtor tenha um bom desempenho em sua lavoura", ressalta.

Também será apresentado um ensaio de população de híbridos, mostrando ao produtor a necessidade de se observar quais materiais respondem ou não ao aumento do número de plantas na área. O objetivo é que o plantio em taxa variável seja feito corretamente. Nestes ensaios, a Fundação MS testou híbridos variando o número de plantas por hectare entre 50 mil e 80 mil.

O consórcio de milho com capins será outro assunto explorado. No total, 11 opções de capins plantados em meio ao milho serão apresentados aos participantes do Dia de Campo. Além disso, poderão sanar dúvidas a sobre adubação em milho safrinha, por meio da palestra realizada pelo pesquisador de manejo e fertilidade do solo, Douglas Gitti. Serão esclarecidas questões sobre a nutrição das plantas, investimentos em adubação e época ideal para aplicação. O intuito é observar a resposta dos híbridos ao nitrogênio.

Serviço - O Dia de Campo na Fazenda Alegria, em Maracaju, será realizado a partir das 7h. O evento também será realizado em Amambai (09/06), na Escola Agrícola Lino do Amaral Cardinal; Dourados (20/06), no Silo Copasul; e em Bonito (22/06), na Fazenda Ypê. A programação completa pode ser conferida por meio do site www.fundacaoms.org.br.