Acadêmicos da faculdade do Paraná visitam Fundação MS

Na última segunda-feira (17), estudantes do curso de Agronomia da Faculdade Integrado de Campo Mourão-PR, visitaram a Fundação MS, em Maracaju. O objetivo foi conhecer de perto o trabalho desenvolvido pela instituição bem como o cenário da agricultura em Mato Grosso do Sul e as novas tecnologias utilizadas para potencializar a produtividade agrícola. Ao todo, 44 alunos participaram da visita.

O pesquisador da Fundação MS, José Fernando Grigolli, apresentou aos acadêmicos como funciona a atuação da entidade, bem como as linhas de pesquisas. Temas como adubação e manejo de plantas daninhas, doenças, pragas, bem como o controle e como elas podem ocorrer também foram discutidos com os alunos.

"Falamos, por exemplo, sobre como as condições ambientais favorecem o desenvolvimento de pragas e doenças e como fazer um manejo mais racional desses problemas", explica. Dentro dessa temática, foram abordados dois dos principais problemas enfrentados pela agricultura em Mato Grosso do Sul: a buva e o capim amargoso, comuns na cultura da soja e do milho.

Além disso, os acadêmicos puderam conhecer o trabalho de campo, visitando áreas de cultivo de soja, milho, e sistemas consorciados de cultivo, como milho consorciado com capim, entre outros. "Mostramos o potencial agrícola de Mato Grosso do Sul. A Fundação MS, enquanto entidade de pesquisa, acredita que experiências como essas são fundamentais para contribuir com o desenvolvimento do setor, por meio da troca de conhecimentos", afirma o pesquisador.