Fitotecnia Soja

Os trabalhos de pesquisa conduzidos pelo setor de Fitotecnia Soja objetivam orientar o posicionamento correto de cultivares de soja nas diferentes regiões produtoras do estado de Mato Grosso do Sul. Os estudos são conduzidos em áreas segmentadas, conforme variações edáficas e climáticas, o potencial produtivo de cada uma dessas microrregiões e o nível de investimento do produtor para quantificar a interação genótipos x ambientes. Portando, os resultados de pesquisa subsidiam a tomada de decisão de agrônomos e agricultores na escolha da cultivar adequada aos diferentes sistemas de produção adotado no Estado, garantido aumento de produtividade e estabilidade das lavouras de soja. Além disso, o setor tem atuado na avaliação de adaptabilidade e estabilidade de genótipos de algodão e culturas de inverno como o trigo e aveia.

Nesse contexto, as principais frentes de atuação do setor são:

Condução de ensaios de valor de cultivo e uso (VCU) para a seleção e desenvolvimento de novas cultivares de soja para o MS. Trabalho realizado em parceria com os principais detentores de genética de soja do Brasil;

Indicação de cultivares de soja adaptadas às diferentes regiões produtoras do estado de MS;

Estudos de épocas de semeadura de cultivares de soja;

Definição de arranjos e/ou densidades populacionais para cultivares recém lançadas;

Avaliação da qualidade e desempenho da semente no campo;

Manejo de lavouras para altas produtividades.

Os resultados das pesquisas deste setor podem ser consultados no Portal do Associado por meio do link: https://www.associadofms.com.br/

Pesquisador responsável:

Eng. Agr. Dr. André Ricardo Gomes Bezerra

Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade do Estado da Bahia – Campus IX, Barreiras (2011). Mestrado em Fitotecnia (Produção Vegetal) pela Universidade Federal de Viçosa (2013) e Doutorado em Fitotecnia (Melhoramento de Plantas, Recursos Genéticos e Biotecnologia) pela mesma instituição. Tem experiência na área de planejamento e experimentação agrícola, processamento de dados, melhoramento genético, manejo de biotecnologias, avaliação da qualidade fisiológica de sementes de soja e manejo cultural da soja.

E-mail: andrebezerra@fundacaoms.org.br.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/0732451780821439