Palestra aborda previsão climática como ferramenta na agricultura moderna

Tema será ministrado na Fundação MS, em Maracaju, pelo professor Ricardo Reis, no próximo dia 4

No próximo dia 4, a Fundação MS recebe o professor Ricardo Reis, da UFOB - Universidade Federal do Oeste da Bahia, para ministrar a palestra "Previsão climática como ferramenta na agricultura moderna - Programa GeoClima, um caso de sucesso no Matopiba". O evento será realizado na sede da instituição, localizada em Maracaju, a partir das 8h, sendo voltado para produtores rurais, técnicos, entre outros.

O objetivo da palestra é mostrar que existe um método diferente para trabalhar com a previsão do tempo muito mais assertivo que os métodos convencionais, que são os modelos que trabalham com dados meteorológicos em curto prazo. "Essa ferramenta trabalha com mais resultados, que influencia desde as operações em campo, até a questão de planejamento de safra para compra de insumos e captação de investimentos", explica o professor.

Conforme Reis, serão apresentados alguns casos de sucesso de estados do nordeste brasileiro, onde alguns produtores conseguiram alcançar resultado de 100% de assertividade no campo por meio da ferramenta. "Realizei uma palestra na Bayer, junto com outros clientes, e isso deu um empurrão para o desenvolvimento de produtos que deu muito certo, utilizando a previsão do tempo para um planejamento mais seguro", comenta.

Para o presidente da Fundação MS, Luis Alberto Moraes Novaes, "a palestra será uma oportunidade ao produtor rural de atualizar os conhecimentos e aderir a uma ferramenta que poderá incrementar sua produção, pois, por meio do auxílio da previsão climática, o produtor pode planejar o plantio de forma mais adequada", salienta.

Serviço Palestra: Previsão climática como ferramenta na agricultura moderna Data: 04/04 Horário: 8h Local: Auditório da Fundação MS - Estrada da Usina Velha, Km 02, Zona Rural, Maracaju MS.