Anuário

Informações técnicas sobre a safrinha em MS são divulgadas em material gratuito

Publicação é distribuída durante apresentações de resultados de pesquisas da Fundação MS

15/05/2019 15h33 - Por: Julio Sato

 

Com o objetivo de orientar os produtores do grão, a Fundação MS disponibiliza, gratuitamente, a publicação Tecnologia e Produção - Milho Safrinha 2018, com informações técnicas e resultados de pesquisas obtidos ao longo do período. O material serve como base para os produtores rurais na tomada de decisão, já que todos os anos, novos híbridos de milho são lançados, bem como produtos que auxiliam a produção.

A publicação é distribuída gratuitamente durante o circuito de palestras de apresentações de resultados sobre a safra 18/19. O material sobre a safrinha traz os estudos realizados nos 12 municípios onde há unidades de pesquisas da Fundação MS. Os resultados foram gerados por meio das demandas dos próprios produtores, em conjunto com o Conselho Técnico Científico da instituição, que realiza a avaliação quanto à viabilidade dos trabalhos efetuados.

Entre os temas discutidos, o material apresenta informações sobre o manejo da nutrição e seus efeitos na produtividade do milho safrinha, uma análise sobre grãos avariados, manejo e controle de pragas e as principais doenças que acometem a cultura. Além disso, o leitor tem acesso aos resultados da rede de validação de híbridos de milho safrinha do ano 2018, com dados de Dourados, Maracaju, Naviraí, Rio Brilhante e São Gabriel do Oeste.

O presidente da Fundação MS, Luciano Mendes, destaca que a publicação é uma ferramenta a mais para os produtores rurais do Estado. "Observamos que os bons índices obtidos nas propriedades se deve à busca dos produtores por resultados positivos, por meio da capacitação das equipes e adoção de novas tecnologias, o que também proporciona emprego e renda".

A difusão de tecnologias é promovida pela Fundação MS por meio dos dias de campo e os circuitos de apresentações de resultados de pesquisas na safra e safrinha, de forma gratuita à produtores, técnicos e estudantes.

Apresentações de resultados

O circuito de palestras com apresentações de resultados sobre a safra 2018/2019 continua durante o mês de maio nos seguintes municípios: Anaurilândia (21/05), Ivinhema (22/05), Rio Brilhante (23/05), São Gabriel do Oeste (24/05). Outras informações podem ser obtidas pelo site www.fundacaoms.org.br ou pelo telefone (67) 3454-2631.