Fundação MS participa do 15º Encontro Nacional de Plantio Direto na Palha

Palha, Ambiente e Renda. Este é o tema do 15º Encontro Nacional de Plantio Direto na Palha, desta vez, sediado em Goiania (GO). O evento será realizado até o dia 22 e reúne profissionais do Brasil e do exterior, das mais diversas áreas da agropecuária. Durante o encontro, pesquisadores, técnicos e consultores abordam temas que podem melhorar a vida do homem do campo e a produção. A Fundação MS está entre as entidades que participam do evento.

O plantio direto é uma técnica de manejo de solo com o mínimo impacto de máquinas agrícolas, como tratores e arados. Nessa prática, os agricultores conseguem proteger o solo das ações do sol e da chuva, preservando a matéria orgânica e reduzindo a erosão. "O sistema de plantio direto funciona até em solos mais frágeis e arenosos, além de ser uma das opções de técnicas sustentáveis que temos a disposição", explica o diretor-executivo da Fundação MS, Alex Melotto, que participa do encontro.

O encontro também reservará um espaço para a apresentação de trabalhos científicos, para destacar a importância de pesquisas científicas na área, que permitam aprofundar as discussões. Além disso, as apresentações possibilitam maior interação da cadeia produtiva com a academia, incentivando jovens cientistas, acadêmicos, profissionais e agricultores a participarem do fórum de debates, valorizando suas contribuições.

O encontro é uma realização da Federação Brasileira de Plantio Direto e Irrigação (FEBRAPDP) e conta com o apoio, entre outras instituições privadas e públicas, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa), Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater) e Universidade Estadual de Goiás (UEG).