Fitotecnia Soja

As pesquisas conduzidas pelo setor de Fitotecnia da Soja têm como objetivo orientar o posicionamento correto de cultivares de soja nas diferentes regiões produtoras do estado. Os resultados dessas pesquisas subsidiam a tomada de decisão de agrônomos e agricultores na escolha da cultivar adequada ao sistemas de produção adotado, a cada propriedade e até mesmo de cada talhão da propriedade. Dentro dessa ótica as principais frentes de atuação do setor são:

Seleção de cultivares de soja adaptadas às diferentes regiões agrícolas de Mato Grosso do Sul, tanto para áreas consolidadas quanto áreas de abertura sobre pastagens degradadas;

Definição da melhor época de semeadura das cultivares de soja para as principais regiões agrícolas de MS, abrangendo uma área de cerca de 1.8 milhões de hectares;

Ajustes fitotécnicos para cultivares recém lançadas e manejo de lavouras para altas produtividades;

Cooperação com empresas de genética de soja para o desenvolvimento de novas cultivares de soja adaptadas às condições ambientais Mato Grosso do Sul.

Os resultados das pesquisas deste setor podem ser consultados no Portal do Associado por meio do link: https://www.associadofms.com.br/

Eng. Agr. Dr. Adré Ricardo Gomes Bezerra

Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade do Estado da Bahia (2011), Mestrado em Fitotecnia (Produção Vegetal) pela Universidade Federal de Viçosa (2013) e Doutorado em Fitotecnia (Melhoramento de Plantas, Recursos Genéticos e Biotecnologia) pela Universidade Federal de Viçosa. Tem experiência na área de melhoramento genético e manejo cultural da soja.

E-mail: andrebezerra@fundacaoms.org.br.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/0732451780821439