Fitotecnia Milho

A Fundação MS tem desenvolvido trabalhos de pesquisa e validação de tecnologias para a cultura na safrinha visando auxiliar produtores rurais e consultores no posicionamento de híbridos para a região.

— André Luis Faleiros Lourenção

As principais atividades desenvolvidas são:

Rede de validação de híbridos de milho - Trabalhos de pesquisa comparando o desempenho de híbridos de milho em diversas regiões do estado de Mato Grosso do Sul, objetivando o posicionamento destes materiais quanto ao potencial produtivo, precocidade e época de plantio;

Trabalhos avaliando os benefícios e desafios da utilização de milho em consórcio com capins;

Ensaios avaliando ajustes de população de híbridos de milho;

Realiza trabalho em parceria com entidades públicas e privadas, visando solucionar problemas pontuais das cultuas em questão nas diferentes regiões do Estado;

Divulgação de resultados em dias de campo, palestras, relatórios e publicação do Anuário Milho Safrinha.

Todos os resultados de pesquisa deste setor podem ser acessado em nosso Portal do Associado através do link: https://www.associadofms.com.br/

Área atual de milho em Mato Grosso do Sul é 1.864.378,22 milhões de hectares:

Pesquisador responsável:

Eng. Agr. Dr. ANDRÉ LUIS FALEIROS LOURENÇÃO

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2002) e Mestrado em Entomologia e Conservação da Biodiversidade pela Universidade Federal da Grande Dourados (2005). Possui Doutorado em Agronomia pela Universidade Federal da Grande Dourados. Tem experiência profissional na área de Fitotecnia milho e consórcio com capins. Tem trabalhos desenvolvidos no posicionamento de híbridos, épocas de plantio, espaçamento e ajuste de populações para a cultura do milho safrinha. Trabalhos avaliando comportamento, desempenho de híbridos de milho em consórcio com capins e seus benefícios para a cultura da soja. Possui também experimentos com o manejo do capim em consórcio com o milho safrinha. Atualmente é pesquisador da FUNDAÇÃO MS no setor de fitotecnia milho.

E-mail: andre@fundacaoms.org.br.