A Instituição

Fundada em 18 de Março de 1992, a Fundação MS para a Pesquisa e Difusão de Tecnologias Agropecuárias é uma empresa privada, sem fins lucrativos e de Utilidade Pública Federal. Foi criada por produtores rurais, com o objetivo de gerar e adaptar tecnologias para apoiar o expressivo crescimento na área cultivada em Mato Grosso do Sul.

Desde o início focou no desenvolvimento do sistema plantio direto e na busca por alternativas para a rotação de culturas e cobertura do solo no outono-inverno. Foi pioneira nas pesquisas com sistemas integrados lavoura-pecuária e lavoura-pecuária-floresta. Trabalhou para a adaptação de variedades de soja, buscando materiais mais precoces e produtivos, o que possibilitou a introdução e consolidação do milho safrinha. Lançou variedades de aveia branca (Avena sativa) e ervilhaca peluda (Vicia villosa) e a primeira variedade de crambe (Crambe abyssinica) registrada no Brasil, oleaginosa alternativa de outono inverno. Através de seus trabalhos de pesquisa posicionou, de forma isenta, corretivos e fertilizantes, assim como produtos para proteção de plantas. As informações foram sistematizadas na forma de publicações, com a criação dos anuários "Tecnologia e Produção: Soja e Milho" e "Tecnologia e Produção: Milho Safrinha e Culturas de Inverno".

A difusão dos resultados de pesquisa e de novas tecnologias sempre foi uma prioridade. Assim surgiram os tradicionais dias de campo e seminários de apresentação de resultados de safra e safrinha. Em 1995, a Fundação MS criou o Showtec, um evento de demonstração e discussão de tecnologias e inovações para os produtores rurais. Hoje, o Showtec está entre os dez maiores eventos de tecnologias para o setor agropecuário no Brasil.

Em 2011, a Fundação MS teve alteração em seu Estatuto e Organograma, sendo estabelecidos como Mantenedores Institucionais: a Federação da Agricultura de Mato Grosso do Sul (FAMASUL), a Organização das Cooperativas do Brasil – Mato Grosso do Sul (OCB-MS) e a Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Gross do Sul (APROSOJA-MS). Foi instituído, ainda, o grupo de Mantenedores Produtores Rurais, constituído por produtores que contribuem espontaneamente para a Fundação MS, com cotas proporcionais ao tamanho de suas áreas. Este grupo de produtores rurais, juntamente com as empresas de Assistência Técnica Conveniadas tem acesso privilegiado às informações geradas pela Fundação MS bem como entrada nos eventos exclusivos por ela organizados.

Atualmente com 49 funcionários, sendo cinco pesquisadores, a Fundação MS desenvolve trabalhos de pesquisa nas áreas de Fitotecnia Soja, Fitotecnia Milho, Fertilidade e Manejo do Solo, Fitossanidade, Sistemas Integrados, e Culturas de Inverno.

• Identidade
  • Estatuto

Fundação MS

Missão: Inovação Tecnológica.
Visão: Gerar, validar e transferir tecnologias agropecuárias, visando a eficiência e a sustentabilidade dos sistemas produtivos.
Valores: Comprometimento, Inovação, Agilidade, Credibilidade, Transparência, Imparcialidade, Competência, Humildade, Persistência, Qualidade e Responsabilidade Sócio-Ambiental.